1/06/2016

Clima fica tenso em zona rural de Elísio Medrado e moradores exigem retirada de lixão da comunidade

Clima fica tenso em zona rural de Elísio Medrado e moradores exigem retirada de lixão da comunidade

77cd90bd-b87d-4038-bf74-7eafa6c0d002
Foto: Diego Cabral
Os moradores do povoado do Barro Preto localizado na zona rural do município de Elísio Medrado, interditaram a entrada que da acesso ao lixão instalado na referida localidade. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (04/01) os moradores se reuniram para protestar e impediram que os veículos da prefeitura que despejam o lixo no local realizassem o serviço. Os manifestantes cobram a retirada dos resíduos do local e fechamento do lixão.
O secretário de administração da Prefeitura de Elísio Medrado, Dayan Santos foi até o local na tentativa de chegar a um acordo, mas os manifestantes exigiram a presença do prefeito no local. “Hoje eu fui pego de surpresa com essa situação, é a primeira vez que a comunidade toma uma atitude como esta. Quero aqui ressaltar que sempre procuramos dialogar e vamos lutar para resolver o problema, vou mais uma dialogar com as pessoas aqui presentes e marcar uma reunião com prefeito já para amanhã”, concluiu o secretário.
311fad2c-5368-42ee-8113-0ddae21c21a2
Eles reclamam que os resíduos que deveriam estar enterrados ficam expostos a céu aberto e o mau cheiro e as moscas incomodam os moradores, desde os mais próximos aos mais distantes do local. De acordo com eles, o local já deveria ter sido transformado em aterro sanitário, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “Vamos interditar aqui em frente ao lixão e dar um basta nessa situação, é um crime ambiental a vista da legislação ambiental. Não temos sossego em momento algum, pois as moscas que saem daqui invadem as nossa casa e quando a gente vai almoçar, por exemplo, as moscas atacam o nosso prato e o nosso alimento, é insuportável, isso, sem contar os diversos problemas respiratórios provocados pela fumaça que exala o cheiro horrível. Queremos ver nossos filhos, nossas gerações tendo uma vida saudável e nós temos que fazer alguma coisa, não é mais possível que esse lixão continue operando dessa forma”. Afirmou Peixe, um dos manifestantes.
Plano de gestão de resíduos
A Lei 12.305/2010 determina que os municípios que quiserem ajuda financeira do governo federal para dar um destino adequado ao lixo precisam ter o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que inclui tratamento do lixo e reciclagem. O primeiro prazo para que as cidades se adequassem à lei foi agosto de 2012, mas a maioria dos municípios não conseguiu cumprir a exigência e 2 de agosto de 2014 foi determinada como data limite para que todos os lixões do país fossem eliminados e o lixo passasse a ser depositado em aterros sanitários.
A nossa reportagem acompanhou de perto toda a movimentação dos moradores do Barro Preto e você acompanha nesta terça-feira o trabalho realizado por nossa equipe

Um comentário:

  1. Essas coisas ai tem dedo politico tudo isso só acontece em ano de politica ,passaram 4 anos e ninguém revindico nada porque só agora ?

    ResponderExcluir