Elísio Medrado tem 1º caso suspeito da “Doença Misteriosa”
A cidade de Elísio Medrado localizada no Recôncavo Baiano tem o primeiro caso suspeito da Doença Misteriosa que vem atingindo milhares de pessoas em todo o Estado.
A moradora de Elísio Medrado apresenta manchas por todo o corpo, além de coceira e dor de cabeça. Ela informou a nossa reportagem que já foi ao Hospital da cidade, foi medicada e recebeu medicação para os sintomas da dengue.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que amostras da doença foram enviadas ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e também a um laboratório brasileiro para análise. Apenas a partir da identificação da doença será possível iniciar a profilaxia, ou seja, medidas para prevenir ou atenuar a enfermidade. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, já existem 19 municípios com 3,5 mil notificações na Bahia. Entre os atingidos, Camaçari, Simões Filho, Itiúba e Salvador apresentam o maior número de casos suspeitos.
Jesuína afirmou que as ações para tratar a doença são semelhantes às usadas para dengue e chikungunya. "A gente está tratando com os procedimentos de controle da dengue porque a principal hipótese é que a doença exantemática seja transmitida por mosquito, o que inclui aí o Aedes aegypti", afirmou. Os pacientes devem evitar a automedicação e procurar as unidades de saúde, mesmo que estejam sobrecarregadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário