4/30/2015

A partir desta quinta feira, 30, os sinais de TV em Amargosa passam por ajustes.

A partir desta quinta feira, 30, os sinais de TV em Amargosa passam por ajustes.

A medida visa ampliar as opções de canais abertos para a população. Técnicos da TV Bahia instalaram hoje um novo transmissor. Com isso a programação da Rede Globo, via TV Subaé de Feira de Santana, afiliada da rede, passa a ser transmitida em uma nova freqüência e em novo canal. Sai do canal 8, na faixa VHF e passa para o Canal 32, em UHF. Segundo os técnicos, a faixa mais alta é uma prévia, pois a emissora aguarda liberação da Anatel para operacionalizar o sinal digital na cidade e deverá ser em freqüência mais alta.

NOVO SINAL
Com o ajuste de canais, a programação do SBT passa a ser recebida em freqüência aberta em Amargosa. O Canal 9, concedido pela Anatel para a prefeitura, entra no ar com o sinal da TV Aratu. 
A programação da TV do Galinho será lançada em evento previsto para os próximos dias. A Aratu/SBT já anunciou a cobertura do São de Amargosa, com flashes e um programa especial sobre ‘A Cidade do Forró’. A TV Record Bahia ainda não anunciou em que freqüência irá transmitir. Por razões técnicas os canais só funcionarão em faixas pares ou impares, quando a freqüência for próxima da outra. Até hoje a TV Bahia funcionou no Canal 8, e a Recordo no Canal 10. Com a chegada da TV Aratu, foi preciso realizar alguns os ajustes de canais para evitar as conhecidas ‘sombras’ ou ‘fantasmas’ produzidos quando o sinal de uma emissora invade o outro canal. TV Aratu SBT, Canal 9 VHF e TV Subaé/Globo canal 32 em UHF. Ascom - Prefeitura de Amargosa.

Pesquisadores baianos desvendam doença misteriosa que atinge a Bahia

Pesquisadores baianos desvendam doença misteriosa que atinge a Bahia

Da redação 
Atualizado em 29 de abril de 2015 às 16:32
aratu online saúde Pesquisadores baianos desvendam doença misteriosa que atinge a BahiaFoto: Reprodução/WhatsApp
  
Os pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), descobriram um novo vírus que vem causando sintomas semelhantes aos da dengue e assustando a população baiana. O Zika Vírus foi identificado esta semana em amostras de sangue de pacientes de Camaçari, por meio de uma técnica chamada RT-PCR. A descoberta foi possível graças ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que disponibilizou recursos através do Programa de Apoio à Pesquisa para o SUS (PPSUS).
Segundo Gúbio, o Zika Vírus causa um quadro muito parecido com o da Dengue, em que o paciente pode apresentar sintomas como febre, diarreia, dores e manchas no corpo. Porém, este novo vírus é mais fraco e os sintomas mais brandos: “Zika Vírus não é tão grave quanto Dengue ou Chikungunya, não leva o paciente à morte. O quadro parece alérgico, é mais tranquilo e o tratamento é o mesmo”, explica o pesquisador. Além destes sintomas, o paciente pode apresentar sinais de conjuntivite.
O Zika Vírus nunca foi detectado no Brasil ou na América Latina. Esta é uma descoberta inédita e serve para tranquilizar a população: “Quando você dá um diagnóstico, o paciente já vai mais tranquilo para o hospital”, destaca Gúbio. “É muito importante para nosso grupo ter descoberto este vírus pela primeira vez no Brasil, e isso graças ao apoio da Fapesb.”
O Zika Vírus é transmitido pela picada do mosquito aedes aegypti, aedes albopictus e outros tipos de aedes.

Motorista de um dos veículos teria perdido o controle do carro e atropelado o pedestre

Homem morre atropelado durante competição de arrancada em Balneário Camboriú

Motorista de um dos veículos teria perdido o controle do carro e atropelado o pedestre

Homem morre atropelado durante competição de arrancada em Balneário Camboriú Divulgação/Divulgação
O DT-B Gol era conduzido em alta velocidade quando o acidente aconteceu, por volta das 16hFoto: Divulgação / Divulgação

Um homem morreu após ser atropelado na tarde deste domingo durante a Segunda Etapa do Catarinense de Arrancada, em Balneário Camboriú. O evento é realizado no Speedway Music Park, próximo ao Morro do Boi. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o condutor Joacir Cordova dirigia um DT-B Gol em alta velocidade quando o acidente aconteceu, por volta das 16h.
Ele teria perdido o controle do veículo em uma troca de marchas e batido em outros dois carros antes de atropelar o segurança Flávio Duarte Silveira, 34 anos, e colidir contra uma pedra. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros em conjunto com uma viatura particular contratada para o evento. 

O motorista, que teve lesões no cotovelo, tornozelo e na cabeça, foi encaminhado pelos bombeiros para o Hospital Ruth Cardoso e passa bem. Flávio chegou a ser encaminhado para o mesmo hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Balneário Camboriú. 

De acordo com o coordenador de arrancada e comissário da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), Marcelo Venturela, a competição tinha alvará da federação, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros local: 

— Todos os eventos tem alvará de funcionamento e são fiscalizados antes das provas. Uma UTI Móvel com médico também estava no local. 

Homem morre atropelado na BR-116 depois de apostar que passaria debaixo de carreta

Homem morre atropelado na BR-116 depois de apostar que passaria debaixo de carreta



Um homem morreu atropelado por uma carreta em um trecho da BR-116 em Santa Bárbara, Portal do Sertão. Testemunhas informaram que Gilvan Bastos dos Santos, de 34 anos, teria apostado com amigos que passaria por baixo do carro em movimento. O acidente ocorreu por volta das 9h desta quarta-feira (29). Ainda segundo testemunhas, Gilvan estava na companhia de amigos quando pararam para tomar café em um estabelecimento comercial. Quando iam entrar em um ônibus, Gilvan resolveu passar por baixo de uma carreta, mas não conseguiu. Ele bateu a cabeça, foi atropelado e morreu na hora. "Ele estava bebendo e falou que ia passar debaixo da carreta", disse José Bastos, irmão de Gilvan, ao G1. Os mais de 11 amigos que estavam com a vítima confirmaram que o rapaz estava bêbado, mas negaram que foi feita uma aposta para passar embaixo da carreta. Não teve nada de conversa, de aposta, nem nada. Quando a gente saiu da lanchonete, a gente falou: ‘Bora, neguinho, bora para casa'. Aí a gente passou pelo fundo do carro e ele passou no meio da carreta", disse Marlan Almeida, amigo de Gilvan. Ainda de acordo com o G1, o veículo saiu de Cabo Santo Agostinho, na Região Metropolitana de Recife (PE), para entregar uma peça de usina eólica em Campo Formoso, na região do Piemonte Norte do Itapicuru. (BahiaNotícias)

4/29/2015

Amargosa Decreta luto oficial de três dias

Amargosa Decreta luto oficial de três dias



A Prefeitura de Amargosa decretou luto oficial de 03 (três) dias, pelo falecimento do senhor Manoel Santos de Jesus, pai do Vice Prefeito César Mercês, ocorrido nesta terça-feira (28). A Prefeita de Amargosa, Karina Silva, lamentou a perda. “Estamos muito tristes por este acontecimento ao passo que nos solidarizamos com o vice prefeito e toda a sua família", declarou.(ASCOM)

Seis animais, entre bois, vacas e cavalos, morreram,após o caminhão tombar na altura do Km-640, da BR-116, no local conhecido como Serra do Mutum,

Caminhão tomba e animais ficam feridos na BR 116 em Jaguaquara

Seis animais, entre bois, vacas e cavalos, morreram, e 25 ficaram feridos após o caminhão eram transportados tombar na altura do Km-640, da BR-116, no local conhecido como Serra do Mutum, no município de Jaguaquara, no região sudoeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor teria dormido ao volante. O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (28).
Segundo a polícia, após o ocorrido, a pista ficou totalmente interditada por cerca de 1h30, para a retirada dos animais da pista, que contou com a ajuda de vaqueiros. O motorista do caminhão não sofreu ferimentos.
Postado em 29 de Abril, às 11:33 por Fabio Cruz

Profissionais do crime explodem banco do Povoado do KM 100

Profissionais do crime explodem banco do Povoado do KM 100

  por Redação Criativa - 29/04/2015 09:19
Foto: Criativa On Line
O bando era formado por oito homens.
Na madrugada desta quarta-feira (29), oito elementos fortemente armados explodiram a agência do Bradesco no KM 100 no município de Brejões, distante cerca de 290 km da capital Baiana.
Portando armas de grosso calibre, a quadrilha chegou por volta das 3h da manhã na cidade e utilizando explosivos destruíram o local onde funciona o banco.
Segundo testeminhas, o bando saiu atirando logo que realizaram a ação criminosa, levando quantia ainda não especificada pela gerência do estabelecimento.
A polícia realiza buscas na região, porém até o fechamento desta matéria ninguém tinha sido preso.
   

Criança cai de caminhão após sair da escola em Amargosa

Criança cai de caminhão após sair da escola em Amargosa

ghae
Ainda não sabe o estado de saúde do garoto.
Um garoto de oito caiu de um caminhão na tarde desta segunda-feira (28), no campo de Mestre Eloy na Avenida São Cristovão, após ter saindo da escola onde estuda no bairro do Catiara em Amargosa.
Segundo informações colhidas no local, o garoto havia se pendurado em um caminhão, como estava chovendo ele escorreu e caiu, ficando sem o movimento das pernas e dos braços e com escoriações no rosto .
A equipe do SAMU foi acionada e só chegou ao local depois de quarenta minutos, após varias pessoas ligarem.
O garoto foi encaminhado para o Hospital onde será passará por enxames mais detalhados.
  
Foto: Juarez Ghaé/ Fonte: Criativa On Line

Elísio Medrado tem 1º caso suspeito da “Doença Misteriosa”

Elísio Medrado tem 1º caso suspeito da “Doença Misteriosa”

Praça de Elísio Medrado
A cidade de Elísio Medrado localizada no Recôncavo Baiano tem o primeiro caso suspeito da Doença Misteriosa que vem atingindo milhares de pessoas em todo o Estado.
A moradora de Elísio Medrado apresenta manchas por todo o corpo, além de coceira e dor de cabeça. Ela informou a nossa reportagem que já foi ao Hospital da cidade, foi medicada  e recebeu medicação para os sintomas da dengue.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que amostras da doença foram enviadas ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e também a um laboratório brasileiro para análise. Apenas a partir da identificação da doença será possível iniciar a profilaxia, ou seja, medidas para prevenir ou atenuar a enfermidade. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, já existem 19 municípios com 3,5 mil notificações na Bahia. Entre os atingidos, Camaçari, Simões Filho, Itiúba e Salvador apresentam o maior número de casos suspeitos.
Jesuína afirmou que as ações para tratar a doença são semelhantes às usadas para dengue e chikungunya. "A gente está tratando com os procedimentos de controle da dengue porque a principal hipótese é que a doença exantemática seja transmitida por mosquito, o que inclui aí o Aedes aegypti", afirmou. Os pacientes devem evitar a automedicação e procurar as unidades de saúde, mesmo que estejam sobrecarregadas.

4/28/2015

Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, havia sido condenado à morte em 2005 após tentar entrar no país com 6 kg de cocaína

Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, havia sido condenado à morte em 2005 após tentar entrar no país com 6 kg de cocaína

O governo indonésio executou o brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, de 42 anos, nesta terça-feira (28). Ele havia sido condenado à morte em 2005, um ano após ter sido preso ao tentar entrar na Indonésia com 6 kg de cocaína em pranchas de surfe. 
Rodrigo Gularte foi executado junto a outros sete estrangeiros (Arquivo)
Reprodução/Youtube
Rodrigo Gularte foi executado junto a outros sete estrangeiros (Arquivo)

"Nós realizamos as execuções", disse membro do escritório da Procuradoria Geral da República, conforme divulgou o site do jornal "The Jakarta Post".
Apesar de ter sido diagnosticado com esquizofrenia, o paranaense não teve a pena revista pela justiça da Indonésia. Gularte passou as últimas horas na penitenciária de Nusakambangan, na ilha de Java. Antes de ser fuzilado, ele recebeu a visita da prima Angelita Muxfeldt.
Além dele, outros oito condenados, sete deles estrangeiros e um indonésio, também foram mortos. Entre eles havia dois australianos, uma filipina e quatro nigerianos, todos condenados por tráfico de drogas. 
O francês Serge Atlaoui, de 51 anos, foi retirado dessa lista de execuções no sábado devido a um recurso que está tramitando na Justiça indonésia. Entretanto, o porta-voz do procurador-geral indonésio, Tony Spontana, reafirmou que, caso o recurso seja rejeitado, Atlaoui será executado sozinho e as autoridades não esperarão "muito tempo".
O presidente indonésio, Joko Widodo, está implementando uma linha dura contra os traficantes de drogas no país e se recusa a desistir das execuções. Mesmo assim, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon pediu, no domingo (26) para o governo indonésio não executar os nove presos, reiterando a tradicional oposição da instituição à pena capital.
Brasil
O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia e a defesa tenta convencer autoridades. Foto: Reprodução/Youtube
O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte foi preso quando tentava entrar na Indonésia com drogas escondidas em pranchas de surf. Foto: Reprodução/Youtube
Rodrigo Gularte, de 42 anos, poderá ser fuzilado com outros traficantes na Indonésia. Foto: Reprodução/Youtube
Rodrigo gostava de surfar desde a adolescência, de acordo com a mãe dele, Clarisse . Foto: Reprodução/Youtube
A mãe de Rodrigo Gularte, Clarisse, mostra foto do brasileiro na praia com os amigos. Foto: Reprodução/Youtube
Clarisse já fez até apelo direto para Dilma Rousseff para livrar o filho Rodrigo da morte na Indonésia. Foto: Reprodução/Youtube
Rodrigo Gularte foi condenado à morte em 2005 por chegar à Indonésia com seis quilos de cocaína. Foto: Reprodução/Facebook
Segundo imprensa local, execução de Gularte deveria ocorrer ainda neste mês. Foto: AFP
Brasileiro condenado a morte na Indonésia por tráfico de drogas foi executado no dia 17 de janeiro. Foto: Reprodução/Youtube
Execução foi feita mesmo após pedidos de cancelamento feitos pelo governo brasileiro. Foto: Reprodução
Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado na madrugada de domingo (17) no horário indonésio – por volta das 15h no Brasil. Foto: Reprodução/Facebook
Moreira era solteiro, não tinha filhos e seus pais haviam morrido; uma tia foi visitá-lo na Indonésia antes da execução. Foto: Reprodução/Facebook
O brasileiro foi preso em 2003 ao entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 quilos de cocaína. Foto: Reprodução/Internet
Balsa foi usada para transportar brasileiro para local da execução. Foto: AP
O brasileiro foi diagnosticado com esquizofrenia e a defesa tenta convencer autoridades. Foto: Reprodução/Youtube
1/14
close
O governo brasileiro esgotou todos os esforços diplomáticos para tentar evitar a execução de Gularte. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, no sábado (25) que o governo prosseguia os contatos regulares de mais "alto nível" com Jacarta para tentar convencer a Indonésia a suspender a execução por razões humanitárias, uma vez que o brasileiro tinha esquizofrenia.
Vieira disse que os diplomatas brasileiros em Jacarta continuam prestando assistência consular “tanto quanto é possível” para defender os interesses de Gularte, mas respeitando a soberania do país asiático e reconhecendo a gravidade do delito que ele cometeu.
Gularte, porém, não foi o primeiro brasileiro executado no país do sudoeste da Ásia. Em janeiro, a Justiça indonésia fuzilou Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos. O condenado passou mais de dez anos no corredor da morte e teve dois pedidos de clemência negados. 
Moreira era instrutor de voo livre no Brasil quando foi sentenciado a morte em 2004, um ano após ser preso tentando entrar no aeorporto de Jacarta com 13,4 kgs de cocaína escondidos em uma asa-delta.