Conta da Luz pode subir 25%, diz Aneel
Reajuste será aplicado a partir de 7 de novembro. Se agência aceitar o pedido, será um dos maiores deste ano
BRASÍLIA - Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Light solicitou um reajuste de 25,04%, em média, nas suas tarifas de energia a partir de 7 de novembro, data do reajuste da distribuidora. Não foi informado qual será o índice para a indústria e qual será o aumento para os consumidores. Porém, de acordo com uma fonte da concessionária, considerando os descontos financeiros, o reajuste solicitado fica em 20,6%. Caso seja aprovado, o aumento da concessionária — com cerca de 4 milhões de clientes, espalhados em 31 municípios do Rio de Janeiro — será um dos maiores do ano. Neste ano, as contas de luz de várias distribuidoras tiveram aumentos significativos, principalmente a partir de junho, devido à falta de chuvas e ao uso intensivo das usinas termelétricas, que são mais caras do que a energia gerada pelas hidrelétricas.
No caso da Light, dizem especialistas, poderá ficar muito próximo do maior reajuste da história da companhia. Desde 1996, quando foi assinado o contrato de concessão da Light, somente uma vez o aumento médio da distribuidora foi tão alto: em 2001, ano do racionamento de energia, a alta ficou em 20,59%.
O percentual de reajuste pedido pela empresa também veio dentro do esperado por analistas, que já projetavam alta entre 20% e 25%. No ano passado, a empresa passou por um processo de revisão tarifária, quando a conta de energia ficou, em média, 3,65% mais cara. Para as residências, que representam mais de 90% dos clientes da empresa, o aumento foi de 4,68%. No conjunto de consumidores de baixa tensão (que inclui lares e comércio), a tarifa subiu 6,2%. Mas, para a indústria, caiu 1,01%. A revisão da Light acontece a cada cinco anos, e quando é aplicada, substitui o reajuste anual da conta de luz.
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/petroleo-e-energia/conta-da-light-pode-subir-25-diz-aneel-14374828#ixzz3HWWALtcs
Nenhum comentário:
Postar um comentário