5/09/2021

Saúde retira do ar documento que orientava médicos sobre prescrição de cloroquina

 

Saúde retira do ar documento que orientava médicos sobre prescrição de cloroquina
Foto: Reprodução/ Fenafar

Após senadores pressionarem o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre sua posição em relação ao uso de cloroquina no tratamento contra a Covid-19, o Ministério da Saúde retirou do ar um documento que servia como orientação para a prescrição do medicamento que não possui eficácia comprovada contra a doença. A Nota Informativa nº 17 estava disponível desde julho do ano passado, quando o governo federal a publicou.

O jornal O Globo lembra que o documento definia regras para que os médicos pudessem prescrever cloroquina ou hidroxicloroquina a seus pacientes acometidos com a Covid-19, além de frisar que cabia a ele decidir de receitaria ou não o medicamento e exigir do paciente a assinatura de um termo aceitando o tratamento.

 

Em nota, o ministério confirmou a suspensão do arquivo e justificou que ele está passando por uma atualização. "O documento está em fase final de elaboração e, em seguida, será enviado à Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) para deliberação", diz o texto.

 

A Conitec foi citada por Queiroga diversas vezes durante seu depoimento na CPI da pandemia, na última quinta-feira (6). Ao se recusar a definir uma posição sobre a prescrição do medicamento, ele disse que se posicionaria no momento oportuno, que seria após avaliação da Conitec (saiba mais aqui).

Brumado: jovem morre ao ter corpo cortado ao meio por trem


Brumado: jovem morre ao ter corpo cortado ao meio por trem

Foto: composição / Se liga Brumado

Um homem veio a óbito após ser atropelado por um trem em Brumado, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Segundo o 97 News, o fato ocorreu por volta das 17h, na ferrovia que margeia a Rua Virgílio Ataíde, no bairro do Mercado, ainda na zona urbana da cidade.

Ainda segundo informações, o maquinista teria tentado frear, mas por conta do peso da carga que transportava, não conseguiu evitar o choque com a vítima, identificada como Bruno da Silva Porto.

Conforme a Polícia, moradores ouvidos no local contaram que a vítima tinha o costume de pegar “ponga” em cima do trem, mas o fato não foi confirmado. Partes do corpo do homem foram levadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado.

Leia a matéria original em Bahia Notícias

5/04/2021

Tremor de terra é registrado na cidade de Amargosa

 

Por G1 BA

 


Tremor de terra é registrado em Amargosa — Foto: Reprodução/TV Bahia

Tremor de terra é registrado em Amargosa — Foto: Reprodução/TV Bahia

Um tremor de terra de magnitude preliminar 1,4 mR foi registrado no município de Amargosa, no recôncavo baiano, no sábado (1º). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3), pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo o LabSis, o evento sismológico ocorreu por volta das 13h08. Informações colhidas pelo laboratório apontam que o tremor foi escutado por moradores da região.

O LabSis informou ainda que segue o monitoramento contínuo de eventos sísmicos e tem informado à Defesa Civil sobre as ocorrências.

Diversos tremores de terra já foram registrados na Bahia, este ano. Em abril, uma ocorrência foi registrada em Dias D'Ávila, na região metropolitana de Salvador.

No mês de março, a Bahia registrou alguns tremores de terra. Em Jacobina, no norte do estado, o LabSis revelou dois tremores, no dia 18. O primeiro abalo sísmico aconteceu por volta da 16h36 e teve magnitude de 2,2. Já o segundo, ocorreu às 18h07 com magnitude de 1,7.

Dois dias depois, foi a vez do município de Itagibá, sudoeste da Bahia, registrar um tremor com magnitude preliminar de 2,2. Já no dia 23, Jaguarari, centro-norte da Bahia, registrou um abalo sísmico com magnitude de 1,7.

Ainda neste ano, no dia 26 de de janeiro, um tremor de 1,6 foi registado pelo laboratório. Porém, no dia anterior, em 25 de janeiro, já havia sido registrado outro com 2,6 de magnitude.

Em entrevista ao podcast "Eu Te Explico", do G1 BA, o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, falou sobre a frequência dos abalos na Bahia.

"Em média, não existe razão nenhuma pra gente pensar que a sismicidade de uma hora pra outra ela aumenta. Ela aumenta e diminui. Quando você pega um certo intervalo de tempo, em média, é sempre a mesma. Não tem nenhuma razão para pensar que ela aumentou. O que aumentou, de fato, isso é notável, é a nossa capacidade de monitoramento e detecção".

Confira mais notícias do estado no G1 Bahia.






Moradores de São Miguel e Corta-Mão sentiram o tremor de terra no sábado

 

Moradores de São Miguel e Corta-Mão sentiram o tremor de terra no sábado


Homem é encontrado morto em uma árvore na cidade de Varzedo nesta segunda

 

Homem é encontrado morto em uma árvore na cidade de Varzedo nesta segunda

Ampliação da ponte da Sapucaia.

 Ampliação da ponte da Sapucaia.

Estrutura ✅
Ampliação ✅
Segurança ✅
Em menos de 40 dias, a Prefeitura finalizou as obras de ampliação da ponte da Sapucaia. Agora, além de contar com uma estrutura segura, os motoristas podem transitar com dois veículos simultaneamente. Demais, não é? Mas o trabalho não parou por aí! Também foi realizado o processo de manilhamento para melhorar o escoamento da água, principalmente em períodos de fortes chuvas. Depois dessa notícia, já estamos em contagem regressiva para a entrega da ponte do Milagrinho.