8/11/2020

ICMBio indica modificação do Rio Paraguaçu após operação de usina

 

ICMBio indica modificação do Rio Paraguaçu após operação de usina

Foto: Reprodução/ TV Bahia

Uma semana após suspensão do teste de calha na Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo, a Defensoria Pública da União na Bahia (DPU) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) publicaram nota detalhando os dandos ambientais causados pelo equipamento. A barragem gerida pela Votorantin Energia fica no leito do Rio Paraguaçu, próximo aos municípios de Cachoeira e São Félix.

De acordo com os órgãos, pareceres técnicos, autos de infração e relatórios de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, indicam a modificação completa do regime hidrológico do rio. O destaque é para a escolha de motorização da usina, com longos períodos de vazão nula e curtos período de vazão elevada.

Isso provoca alterações abruptas, diminuindo a salinidade da água. Além disso, há prejuízo para os organismos aquáticos, que não têm tempo de se adaptarem. Os pareceres técnicos indicam diminuição de espécies de peixes e mariscos, desaparecimento de extensas faixas de manguezais, redução na capacidade de depuração de poluentes oriundos de afluentes urbanos – o que deixa a água com forte odor e risco de doenças de pele -, assoreamento do rio e consequente dificuldade de navegação, e agravamento da situação econômica de famílias que têm na pesca o único meio de sustento.

Ainda segundo os pareceres técnicos do ICMBio, o funcionamento da Usina Pedra do Cavalo deveria estar condicionada a diversas ações. Entre elas: elaboração de um novo hidrograma para vazão ecológica, monitoramento dos impactos ambientais, adequação da planta, motorização da usina e comunicação entre a usina e as comunidades tradicionais.

O grupo de trabalho que analisa os documentos é formado pelo defensor regional de Direitos Humanos da DPU na Bahia, Vladimir Correia, e pelos defensores públicos do estado Maurício Moitinho, Lívia Almeida e Eva Rodrigues.

No último dia 3, o Grupo Votorantim e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) anunciaram o adiamento do teste da calha que estava marcado para o dia 4. DPU na Bahia e DPE-BA haviam solicitado a suspensão do teste para proteger as comunidades remanescentes quilombolas e pesqueiras que vivem na região, que não foram consultadas sobre o evento. O teste foi remarcado para 17 de agosto. (Bahia. Ba)

8/05/2020

CADE A POLICIA ESTADUAL OU A PM PARA TOMAR PROVIDENCIAS EU COMO MORADOR ESPERO PROVIDENCIAS

CADE A POLICIA ESTADUAL OU A PM PARA TOMAR PROVIDENCIAS EU COMO MORADOR ESPERO PROVIDENCIAS

Ednaldo Ednaldo
1 d

Bom dia povo de Elísio Medrado visto a um acontecimento venho mim expressar minha indignação desde 1-8-2020 ate hoje 3-8-2020 dois veiculo caminhão baú e de carga com carroceria estão parados em local proibido e na frente das garagem da minha residencia toda vez que vou tirar o carro tenho de interromper o trafego da avenida . Fica meu apelo aos q se dizem políticos q tomem providencia. Pois já que estão proibindo entrada de carros e vendedores de fora na barreira esses canhões viajam para todo o Brasil trazendo os vírus nas roas carroceria e lataria fica o aviso.

CARROS SÃO ESCOLHIDOS NA BARREIRA DE ELISIO QUEM PODE ENTRA NA CIDADE

CARROS SÃO ESCOLHIDOS NA BARREIRA DE ELISIO. QUEM PODE ENTRA NA CIDADEOU NÃO 


IDIGNIÇÃO DE COMERCIANTES E MORADORES


.Ontem dia 3-8-2020 um carro com mercadoria para se entregue no meu comércio berraram tive q ir na saída da rua para pegar. Hoje olha quantos carros já entram na cidade quero uma explicação ou vou denunciar aos responsável vou fica monitorando todos os carros de fora q entram na cidade

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu, motocicleta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: árvore, céu, casa e atividades ao ar livre
Comentários
Escreva um comentário...
  • Elessandro Silva Uma cidade como essa sem.lei sem nada temp que mudar assim não pode ficar
    Escreva uma resposta...

  • Nadir Peixoto Um absurdo isso!! talvez seja um paí de família na luta pra levar o pão e o leite prá casa e acontece uma coisa dessa!! Deus tenha misericórdia de nós.
  • Nadir Peixoto Se os carros não entrar na cidade como vamos sobreviver?vai ficar difícil temos que comprar comida e ovos faz parte da alimentação
  • Gleise Gueu Pinheiro Desnecessária a atitude, uma vez que estão de passagem e regressarão para suas cidades. São simples entregas e não existe decreto de Lock dow. Aqui em Amargosa, muito maior e com 215 casos, não se vê escolhas. Coloquei minha máscara e higienizei às mãos com álcool e fui até o carro do ovo ontem (alimento essencial à sobrevivência) e comprei. Lavei tudo e guardei e ponto. Nada de polícias e guerras.
  • Marilda Oliveira Sério??? Seria bom não entrar nenhum.mas deixar entrar uns e outros não.ai fica difícil
  • Nadir Peixoto Será que o carro do frigorífico vai vim trazer a carne?sesta feira? tanto a carne quanto ovos são alimentos,presizamos deles
  • Maria Inperatriz Poderia entra u carro do ovos
  • Elessandro Silva Cidade sem lei sem monitoramento
  • José Alves É isso mesmo ta sertiscimo Pedrinho passa mais Joãozinho não kkkk